terça-feira, junho 28

Conduta social

É assustadoramente incrível como as pessoas se prendem a valores morais e sociais. Um bom exemplo é a minha amável genitora; no último sábado de-manhã, depois de eu ter passado no dentista para uma consulta rotineira, saímos e fomos ao mercado; e devo admitir que supermercado é um fator de risco para a minha sociopatia crônica.
Saímos e quando fomos atravessar a rua, um energúmeno motorizado viu que íamos atravessar e acelerou ainda mais. Cumprimentei-o com algumas palavras pouco lisonjeiras e um aceno de mão. Minha mãe horrorizou-se:
- Uma hora você vai encontrar um mais ignorante que você, e aí, sim, quero ver…
Mantive-me dentro do mais menefreguista e cínico o possível:
- Deveria ser feita uma emenda à Constituição, permitindo a qualquer cidadão notoriamente de bem, sovar e caçar a chutes qualquer um que lhe incomode ou lhe constrinja, desde motoristas domingueiros até testemunhas de Jeová que batem na nossa porta domingo de-manhã.
Estávamos eu e minha mãe, numa ilha de concreto, esperando para atravessar a segunda pista.
- Quê? Você ficou demente?! - começou a berrar a minha mãe. - Onde já se viu? Você tem de ter tolerância com as pessoas…
- Cansei… - se eu fumasse, seria o momento ideal de ter acendido um cigarro.
- Você não pode tratar as pessoas desse jeito! Não está sozinho no mundo…
Aglomeraram duas senhoras atrás de nós, com odiosos carrinhos-de-feira.
- 'Tá, mãe; agora pára de gritar… estámos no meio da rua.

10 Comentários:

Blogger Jeferson Ferreira disse...

as pessoas não pensam no seguinte: estamos sozinho sim...

terça-feira, junho 28, 2005 11:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Everything that we see or seem
Is but a dream within a dream

terça-feira, junho 28, 2005 12:00:00 da tarde  
Blogger Sérgio disse...

Ótimo! Poe comenta no meu blogue, e o meu inglês não dá nem pra limpar o sapato. Cadê a tecla sap?

terça-feira, junho 28, 2005 12:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Wir liebe dich, Herr Venardi!

terça-feira, junho 28, 2005 12:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O problema não é que estamos todos juntos no mundo... o problema é a necessidade de invadir o espaço que pertence ao outro.

As pessoas têm prazer em invadir, em ofender, em macular a dignidade.

Esperar o carro passar não é o problema, o problema é saber que o cara é FDP o suficiente para acelerar, com o único intuito de não te deixar atravessar.

Agora as perguntas são: ele ficou mais rico, mais bonito, mais inteligente por isso? Que tipo de satisfação há no ato de invadir o espaço do outro lhe faltando com o respeito? (que no caso o respeito se convertia apenas em deixar atravessar a rua)

terça-feira, junho 28, 2005 12:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O politicamente correto é periculosíssimo! Estamos vivendo sob sua influência e seremos lembrados por ela; mas que tempos horríveis!

terça-feira, junho 28, 2005 5:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não ligue para os outros, Alteza. Basta apegar-se aos pequenos prazeres da vida, como enfiar as mãos no cesto de feijões.

quarta-feira, junho 29, 2005 1:11:00 da tarde  
Blogger Sérgio disse...

Amelie: à merda! isso me lembra a cena final de "Eles não usam black-tie".

Marchesino: Sim, devemos contar-lhe que a possibilidade não está descartada, mas por ora, estamos a nos divertir um pouco com Pirandello e pretendemos ler ainda nessas vacâncias "La coscienza di Zeno" (Svevo) e "Os Demônios" (Dostoiévski).

Saluti a tutti.

quarta-feira, junho 29, 2005 3:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O Supremo e Régio Tribunal Venardo, nas suas atribuições, condena a srta. Amélie Poulain à guilhotina por lesa-depressão.

Execute-se.

quarta-feira, junho 29, 2005 3:40:00 da tarde  
Blogger Unknown disse...

eu sovo e chuto, mesmo sem caçar, aqueles que me incomodam, ainda que eu não saiba exatamente o que significa ser alguém notoriamente de bem.

quinta-feira, junho 30, 2005 10:28:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home