terça-feira, outubro 11

196. Democracia e literatura


Felizmente são duas coisas incompatíveis. Isso de ficar com afectações politicamente-correctas de fulano, sob tal ponto de vista é bom ou a prosa de beltrano deve ser interpretada sob outro ponto de vista não enriquece nada e ameaça com a entrada de obras pífias no cânone da Literatura, pois queira ou não, cânone literário é uma coisa que aïnda existe (aïnda bem).
Hoje, há-de ter colhões e dizer na cara de quem quer que seja: Você está lendo isso? Eu não forraria a gaiola do meu papagaio com essas páginas...

É o que eu sempre digo: quem se lembrará de Paulo Coelho ou Zíbia Gasparetto daqui a cem anos? Ou melhor, não precisamos ir tão longe; daqui a vinte anos? Defecações pseudo-literárias logo o tempo as varre.

Os mesmos preceitos valem para as defecações de ordem musical.

Certamente haverá quem diga «mas tem boa aceitação entre o público». E quem diz que o público desse païs tem bom-gosto ou bom-senso, ou sequer que leia? Note-se que nosso mercado editorial tem o mesmo tamanho do da Argentina, que é um païs com um sexto da nossa população.

Fiquei curioso de ler algo do Milton Hatoum; falaram-me muito bem dele, um escritor como há vários decênios não se via nessas terras.

Aïnda em tempo: um perigoso palhaço franquista.

Real Esculachadoria Venarda: espiritismo, Allan Kardec, Bezerra de Meneses, Literatura Brasileira, literatura marginal.

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

tem coisa que não dá, não dá... O pior é qdo vc é um dos únicos que não considera tal ou qual autor um "clássico", ou "crássico" (sic).

terça-feira, outubro 11, 2005 5:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

entre animais: erika patolino afirmou recentemente que adora pato coelho, e até que o acha 'sexy'. eu não sei o que é pior. tipo, sexy? convenhamos, careca com rabo de cavalo é 1989 demais, né?

eu? imagina se euzinha leio a erika patolino... hum, foi... um amigo me contou, é, foi isso.

terça-feira, outubro 11, 2005 6:33:00 da tarde  
Blogger Camila Rodrigues disse...

Minha intenção era desejar um feliz dia das crianças, mas ao ler seu post eu fui tomada por uma revolta: se eu estiver viva daqui a 50 anos EU VOU LEMBRAR DA ZIBIA GASPARETTO! Afinal, eu sonho todas as noites com aquela overdose de "Laços Eternos" que assola minhas viagens de metrô diariamente... para sobreviver a isso, assim que eu vejo dois exemplares eu lanço mão do meu exemplar do Grande Sertão, que anda sempre comigo ( porcausa disso é capaz que eu esteja viva daqui a 50 anos! )...
Beijo
Ca

quarta-feira, outubro 12, 2005 7:32:00 da tarde  
Blogger Sérgio disse...

Messer Tartufo,

Por mais que a sua colocação me irrite, sou obrigado a concordar, malvolentieri.

Jeff

As pessoas adoram um balaio-de-gato uniformizante. Guilhotina para elas.

Dani

Bem, eu não sou nenhuma autoridade (com exceção à pentametroquádrica Venárdia) nesses assuntos, nem nenhuma beldade, mas achar o Pablo Conejo sexy, é un po' di più. Sei que Você não lê, viu.

Camila,

Que nada, isso logo se lhe passa, você só lembrará dos amorfos e coloridos volumes, e fará um esforço para lembrar e nada. Também me traumatizo com as visões de metrô (junto dos livros de vendas, marketing, informática e outros, massa inerte). Grande Sertão é um senhor antídoto, creio que logo o começarão a editar no Instituto Butantan.

quinta-feira, outubro 13, 2005 10:41:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home